Como jogador, fez sua carreira em clubes gaúchos, como Novo Hamburgo e Juventude, e encerrou sua trajetória aos 32 anos de idade no CSA de Maceió, onde se iniciou imediatamente na carreira de técnico de futebol. A primeira decisão na nova função foi no ano seguinte, quando levou o Brasil de Pelotas a final do Campeonato Gaúcho de 83.
Foram três anos e meio no Grêmio e a conquista de seis títulos. No Palmeiras, permaneceu três anos e conquistou quatro títulos. Foi eleito por 200 jornalistas sul americanos, numa pesquisa do jornal “El País” do Uruguai, o melhor técnico do continente em 1999.
Em janeiro de 2003, assumiu a Seleção Portuguesa. Depois de um ano e meio de preparação, levou Portugal à final inédita da Eurocopa, onde conquistou o vice campeonato. Nas eliminatórias européias para a Copa da Alemanha, conseguiu a classificação antecipada e deforma invicta. Na Copa do Mundo, levou Portugal a se classificar entre as quatro melhores seleções. Em seguida, foi treinador do Arsenal, da Inglaterra.
Felipão fala em suas Palestras sobre a importância de ter o objetivo definido e claro para o grupo, bem como definir a responsabilidade de cada um no grupo, com muita disciplina, dedicação, lealdade e responsabilidade. Fala também da importância de se conhecer o potencial de cada um no grupo, de ter prazer no que está fazendo, formando um grupo de trabalho coeso, evitando que as individualidades e vaidades prejudiquem o coletivo.
Atualmente realiza as Palestras em Eventos e Empresas tratando de temas com o foco em Motivação, Esporte, Liderança, Planejamento e Trabalho e Formação de Equipe. Caso seja necessário adaptamos a Palestra e adequamos ao briefing do cliente.