Em Nova Iorque foi correspondente bolsista do mesmo veículo de notícias. Ao voltar ao Brasil, passou ao cargo de editora-adjunta de Exterior. Editou o caderno de Ciência e apresentou o programa da Rede Folha, na TV, antes de assumir a chefia da primeira página do jornal. Foi ombudsman (ouvidor) do jornal. Durante dez anos, foi editora da coluna Painel do jornal Folha de S. Paulo. Foi a repórter que desencadeou o Escândalo do Mensalão. Pelas entrevistas, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo de 2005.
Deixou a Folha de S. Paulo, para se dedicar integralmente ao canal de notícias Globo News e se tornou editora e comentarista de política do Jornal das Dez. Na Globo, Renata teve rápida ascensão, foi a principal âncora do programa Central das Eleições, nas tardes e noites dos domingos do primeiro e do segundo turnos. O programa do segundo turno de 2014 obteve o maior índice de audiência da história da GloboNews.
Ainda fez comentários sobre política no Bom Dia Brasil e no Jornal da Globo, sua estreia na TV aberta.
Renata estreou como âncora substituta do Jornal da Globo.
Atualmente realiza Eventos como Moderadora Político e Economia e atende Empresas e Eventos com sua Palestra tratando de temas como Atualidade, Economia, Política, Cenário Nacional, Cenário Internacional. Caso seja necessário adaptamos a Palestra e adequamos ao briefing do cliente.